Há muitos anos atrás, praticamente todos os meus amigos trocaram seus celulares tijolões por aparelhos menores e com mais funções embutidas. Decidi várias semanas depois (não fui tão impulsivo) pedir à minha operadora o novo aparelho.
Horas esperando a minha senha ser chamada e o que ouço do sujeito “treinado” para atender o público? “Você é um cliente que não nos interessa, usa pouco o celular...” Mudei de operadora quase que no mesmo dia! E jamais voltaria a aquela empresa! Claro que houve uma correria quase que interminável para conseguir me livrar da antiga operadora que perdeu uma conta com débito automático com quatro anos sem nenhum atraso! Outro atendente me perguntou no 0800 se eu estava louco por deixar uma empresa que me humilhou. Acho que eles ainda não perceberam que nem todo mundo aceita isto!
Recentemente comprei um Smartphone da nova operadora e ouvi o atendente repetir para uma senhora que viu o meu aparelho e perguntou como adquirir um semelhante a mesma lenga lenga, espero que ela tenha trocado de operadora também, isto começaria a ensinar a eles a respeitar as pessoas. Claro que como não vou mais deixar este tipo de conta em débito automático, já atrasei a bendita o que me fez pagar um dinheiro desnecessário, mas não me matou.
Outra situação foi pedir um lanche mais barato numa lanchonete qualquer e ver a bendita da atendente gritar que eu queria algo “econômico”. Eu deveria ter cancelado o pedido já que todo mundo ficou olhando para mim para tentar descobrir o quanto eu era pobre! Nesta rede bendita eu só entraria em caso de desespero.
Outra vez fui a um posto de gasolina qualquer e pedi R$ 50,00 de gasolina. O gerente que estava me atendendo ao perceber que meu carro estava bem sujo, perguntou tantas vezes se eu queria apenas dez reais de gasolina que eu acabei pedindo 5 para chegar num posto onde não questionassem a aparência do carro e deixei isto bem claro! Eu estava quase sem gasolina e precisava pelo menos de um pouquinho. Eles tinham lavagem rápida que o tal sujeito achava que eu iria pedir para usar para não andar com o carro sujo. Que pena, não funcionou e lá eu não volto!
Em administração de empresas e marketing pelo que vejo, muita gente quer dar “um golpe” nos clientes fazendo eles gastarem algum dinheiro a mais em algo no momento não é prioridade para eles.
O sujeito da operadora poderia me dizer simplesmente que o tal aparelho era para quem liga da sala para a cozinha perguntando se o almoço está pronto! A moça da lanchonete poderia ter me dito que apenas pelo dobro do preço eu teria um lanche que não vinha com um ingrediente que eu queria mas que me faria parecer mais rico! O sujeito do posto poderia não ter me julgado pela aparência do carro e ter me dito que eles poderiam lavá-lo.
Mas todos eles tentaram me mostrar que eu não era um consumista desesperado para chamar a atenção! Deviam ter me elogiado ao invés de fazer questão de perder um cliente! Os recursos do planeta são limitados e gastar com o que não precisamos é além de burrice, quase um crime.