sábado, 4 de setembro de 2010

Forças contrárias ao desenvolvimento

Existem duas criaturas macabras andando por aí disfarçadas de gente de bom senso: o reclamador do sofá e o chutador de cadáveres.

Por exemplo, se eu disser que vou criar um blogue, comprar um carro, viajar para o exterior ou mesmo beber um suco de laranja, o reclamador vai simplesmente me enumerar todos os riscos e os motivos porque o que eu pretendo fazer não vai dar certo. Esta pessoa nunca fez e nunca vai fazer nada na vida e não admite que ninguém tente absolutamente nada. Petições [1], passeatas, software livre, arte que não visa o lucro, tudo isto é coisa para malucos. O mundo para eles sempre foi igual ao que é hoje e assim deve continuar indefinidamente. Pela cabeça deles estaríamos andando a cavalo ou mesmo morando ainda em cavernas ou no topo das árvores. E o dito “progresso” predatório jamais poderá dar lugar à estratégias sustentáveis.

O chutador entra em cena quando algo no seu projeto não deu certo. Para estas pessoas toda batalha é a guerra inteira e como eles sempre se sentem fracassados, querem que todos estejam no mesmo barco deles. Quem caiu num golpe fez isto por burrice, já que depois que tudo se esclareceu, ele vem com o famoso “eu já sabia”. Se sabia, então por que não avisou? Se alguém tem a humildade de dizer que aprendeu algo novo hoje ele já avisa que “eu já sabia”. Ficaria bem melhor como um personagem de desenho animados, do tipo do Pépe Legal.

Infelizmente estas duas criaturas podem e geralmente vivem dentro do mesmo indivíduo.

Além de certa forma de desabafo, pois parece que eu sou para-raios destes malucos, serve também para que você, ao perceber que este trambolho (seja lá de que raça, sexo, etc... ) comece a querer “embaçar” seus sonhos, simplesmente ignore esta pessoa e continue vivendo feliz! Conselhos são bons quando a intenção é ajudar, caso contrário esqueça!

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget