quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Seis mitos sobre a escravidão e o tráfico de pessoas em pleno século XXI

1. A escravidão é "uma coisa do passado" e tráfico de seres humanos quase não existe

A escravidão e o tráfico ocorrem o tempo todo ao redor do mundo. Estima-se que aproximadamente com 2,5 milhões de pessoas por ano, um pouco mais de 7.000 por dia são vítimas de tráfico para exploração econômica ou sexual.


2. Todas as vítimas do tráfico são pobres ou com pouca instrução

O perfil das vítimas é muito variado em termos sociais e de formação, o que inclui pessoas com formação superior e mesmo especializada.


3. O tráfico humano é uma realidade oculta e ocorre apenas em países pobres ou em grandes cidades

O tráfico de pessoas acontece em toda parte, mas, principalmente, quando acontece na forma de exploração sexual, a escravidão também pode acontecer em casa ou no trabalho. Isso inclui o trabalho forçado tanto no campo quanto nas cidades. E isso acontece abertamente.

4. As vítimas podem procurar ajuda se identificando como tal. Se não fizerem, é porque não são

Muitas vítimas não são reconhecidos como tal. Outros não têm a oportunidade para pedir ajuda porque vivem isolados ou sob vigilância, são ameaçados e seus documentos mantidos fora de seu alcance, ou ainda assim existem barreiras linguísticas, vivem num país ou região onde a língua é desconhecida para eles. Mesmo tendo a oportunidade, não procuram ajuda por falta de confiança nos outros escravos e acabam sendo vítimas de seu próprio silêncio.

5.
Você não pode cair nas redes de tráfico se o traficante é um parente, conhecido seu, cônjuge ou namorado

Um dos principais mecanismos utilizados pelos traficantes é estabelecer relações amorosas com suas vítimas e, em seguida, enganá-las ou forçá-las para se tornarem escravas. Estudos na República Checa, Polônia e Romênia (tráfico de pessoas na Europa para fins de exploração sexual, UNODC, 2010) indicam que a maioria das vítimas são recrutadas por conhecidos, amigos ou parentes.


6. Você não tem como tirar estas pessoas desta situação

Tente detectar sinais de que nesses locais ou entre as pessoas que mostram evidências: de abuso físico; condições indignas de trabalho; que estas pessoas vivem com seus empregadores (as); recebem pagamentos irrisórios por seu trabalho ou não recebem nada; estas pessoas vivem com medo;
são incapazes de falar quando estão sós e não falam por si mesmas principalmente quando o patrão “está ao seu lado”; nunca andam com os seus documentos.

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget