quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Integral do produto

Ok, vários de vocês devem conhecer a fórmula mágica [1]:


Ótimo, no papel fica fácil resolver. Mas, e no micro?

Para testar, que tal integrar x*x, ou seja, x^2!



Então du é a derivada de u e v é a primitiva de dv. No wxMaxima [2] é moleza achar os dois resultados. O primeiro resultado eu achei simplesmente digitando x e logo após usando o menu Cálculo/Diferenciar... o segundo foi quase a mesma coisa Cálculo/Integrar...


Então:

Sendo assim, fica então:


Voltando ao wxMaxima por preguiça ou comodidade, temos:


Então, descobrimos o valor da integral, que já era conhecido, mas o objetivo desta postagem foi mais mostrar como a coisa funciona para mostrar como usar um método prático no computador. No papel é bem mais simples e mais intuitivo, mas com expressões mais cabeludas vale a pena fazer no computador. Os textos nas cores do Orkut vieram do LyX [3] que é um compilador de textos mais amigável e intuitivo para iniciantes que outros processadores de LaTeX [4] que por sua vez é excelente para trabalhos de faculdade ou outros textos científicos.

Os textos criados no LyX não tiveram o processamento completado, então por isto não estão com uma apresentação tão boa, um pouco mais de boa vontade e tempo daria resultados melhores, mas este texto é pouco mais que um esboço.

Até a próxima!

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget