domingo, 22 de agosto de 2010

Petições on-line, santo de casa não faz milagre

Vivemos em pleno século XXI e em muitos países a situação em geral lembra mais os Flintstones [1] do que os Jetsons [2]. Isto mesmo, diversas nações existem apenas em função da glória e bem-estar de seus ditadores ridículos e anacrônicos.

Dentro de uma ditadura, a opinião dos seus habitantes vale tanto quanto a opinião dos eleitores de políticos corruptos em democracias [3], absolutamente nada! Quando alguém é injustamente preso, o julgamento geralmente é mais uma encenação para inglês ver [4] do que um procedimento legal para averiguar a culpa ou inocência de alguém que foi acusado de ter cometido um crime.

As petições on-line existem para mobilizar o opinião pública mundial contra todo tipo de aberrações cometidas contra seres humanos e mesmo contra animais [5]. É um fato interessante que a opinião de estrangeiros valha bem mais do que as dos moradores do país. Mas aí basta lembrar do comércio exterior e magicamente os gringos viram importadores e quando o bolso dos ditadores começa a doer [6] eles rapidamente se tornam menos inflexíveis. Para muitos é irrelevante viver com a consciência pesada, mas para todos é impossível viver com o bolso ou a conta numerada na Suíça vazios. Estas petições não são meramente uma lista de assinaturas que são enviadas às autoridades que podem fazer algo a respeito, são uma prova de que há gente se importando com o que está acontecendo de errado no mundo. A Anistia Internacional [7] e mais recentemente a Avaaz [8] sabem disto e este é o principal instrumento que usam para evitar injustiças pelo mundo afora.



Execuções já foram canceladas e pessoas libertadas [9]. Se a globalização pode significar a perda do emprego para muita gente e a Internet não tem melhorado o nível cultural das pessoas de um modo geral, o lado positivo é a conscientização de que crimes tem sido cometidos apenas para a perpetuação de governos que não tem nenhum tipo de compromisso com o bem estar da população.

Muitas vezes a aplicação de punições severas e exemplares como no caso de lapidação de Sakineh Mohammadi Ashtiani [10] é uma forma de reviver o circo romano [11] onde a morte de gladiadores e cristãos mantinha a população alienada, entretida e pronta para enfrentar os problemas do cotidiano sabendo que no Império Romano as coisas funcionavam corretamente. As leis de cada país e cada povo são diferentes e devem ser respeitadas, mas como Sakineh foi forçada a “confessar” um crime que não cometeu, fica claro que ela foi escolhida para distrair a atenção do povo. Do mesmo jeito que os programas de jornalismo policial no ocidente se deliciam com os crimes cometidos por aqui, mesmo os que só aconteceram na cabeça de quem acusa os tais criminosos. Quem ainda se lembra do caso Escola Base [12] sabe o quanto a população pode ser facilmente mobilizada para exigir justiça e o quanto é apoteótico ver a devida punição dos criminosos. Por favor não confundam com o caso do goleiro Bruno [13], o qual sinceramente não acompanho e não posso dar uma opinião pessoal a respeito.

Duas petições para salvar a vida de inocentes no Irã são a para a libertação de Sakineh [14] e de Jafar Kazemi [15] acusado de trair o Irã, por ter lutado pelos direitos humanos.

Bom, o recado é este. Muito ainda pode e tem que ser feito para que o mundo deixe de ser tão injusto e chegue cada vez mais próximo de uma Utopia [16] realizável e mais longe da distopia [17] daqueles filmes de ficção científica que nos deixam com medo de que um dia se tornem realidade.

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Flintstones
[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Jetsons
[3] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2009/05/opublica.html
[4] http://super.abril.com.br/superarquivo/2003/conteudo_121130.shtml
[5] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2008/04/um-louco-solta_04.html
[6] http://www.humortadela.com.br/piada/piadas/view.php?cnl=charges&num=01689
[7] http://www.br.amnesty.org/
[8] http://avaaz.org/po/
[9] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2008/04/j-posso-diminuir-baguna-do-meu-blogue.html
[10] http://www.twazzup.com/?q=Sakineh&l=all
[11] http://pt.wikipedia.org/wiki/Circo_romano
[12] http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_Base
[13] http://noticias.terra.com.br/brasil/ultimasnoticias/0,,EI16746,00.html
[14] http://www.liberdadeparasakineh.com.br/
[15] http://www.gopetition.com/petition/36276.html
[16] http://pt.wikipedia.org/wiki/Utopia
[17] http://pt.wikipedia.org/wiki/Distopia

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget