quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Internet para os mais educados

Em setembro de 1993 aconteceu uma coisa que revolucionou a Internet, a AOL deu acesso a seus usuários à antes bem comportada e pacífica Usenet que seguia rigorosamente a netiqueta e vivia em paz e produzindo discussões enriquecedoras. De lá pra cá, a popularização da grande rede e mais recentemente com a inclusão digital de uma parcela maior da população mundial, o nível cultural se aproximou mais do que vemos na TV e se distanciou bastante dos meios acadêmicos, que eram o único jeito de acessar boa parte do conteúdo da Internet na época.

De forma alguma condeno a popularização da rede, muito pelo contrário, se não fosse por isto, boa parte dos brasileiros, inclusive eu jamais saberia o que ela é e este blog não existiria. Provavelmente eu estaria utilizando meu tempo livre de outra forma, mas não estou.

De qualquer forma, alguns usuários descontentes com o andar da carruagem, resolveram criar um filtro anti-estupidez, como se fosse um filtro anti-spam. O projeto se chama StupidFilter e se propõe a reconhecer mensagens idiotas, mesmo as carregadas com termos pouco comuns e bem elitistas. Segundo seus criadores o filtro será cego à ironia. Esta ferramenta com certeza cortaria as piadas, as mensagens escritas em miguxês, comentários que mesmo gramaticalmente corretos ficariam melhor na boca de um personagem de programa humorístico, textos com emoticons, girias e afins. Sobrariam os textos mais formais e bem redigidos.

O software só existe ainda em inglês e deve começar a ser distribuído mês que vem. Não o usaria com o fim de evitar mensagens mal redigidas, mas ajudaria a mostrar as melhores. Mesmo numa rede social como o Orkut que é extremamente espontânea e pouco dada a regras, existem várias comunidades onde são exigidas estas formalidades. E nisto ele teria utilidade. O Fórum PCs criou a campanha Eu sei escrever da qual tenho um banner neste blog, no próprio Fórum é usado um filtro ortográfico e segundo o site, os usuários começaram a escrever bem melhor.

Update tardio: recebi uma menção num blog mais interessante que o meu, no Nerdson não vai à escola!

2 comentários:

Anônimo disse...

> O Fórum PCs criou a campanha
> Eu sei escrever da qual tenho um
> banner neste blog, no próprio
> Fórum é usado um filtro
> ortográfico e segundo o site, os
> usuários começaram a escrever
> bem melhor.




Sim, instalei este filtro em meu fórum ( http://audiolist.org ) e funciona muito bem. Tanto que é cada vez mais raro vê-lo em ação - os próprios usuários estão deixando de escrever "errado"...

Unknown disse...

Se todos colocassem filtros nos sites, não haveria tanto texto esquisito na Internet e eu pararia de falar neste assunto. Mas as pessoas confundem informalidade com esculhambação e querem ser diferentes escrevendo errado "igual todo mundo", aí a coisa fica realmente feia.
Abraços e obrigado pela visita!

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget