sábado, 7 de novembro de 2009

Primeiras impressões do Google Wave

Não esperem um texto extremamente técnico e esclarecedor.


O Grande Livro Branco (sim, isto mesmo, o todo poderoso [na Internet], Google) me selecionou entre alguns que receberiam seus convites diretamente. Ou seja, fiquei sabendo da notícia quando era novidade absoluta e me cadastrei para receber um convite. A+B=C, recebi o convite e por falta de amigos tecnofílicos e excesso de tecnofóbicos fiz um give away neste modesto blogue! Isto mesmo, passei adiante a desconhecidos até então!

Então vamos ao que interessa:
  1. O sistema é complicado? Sim, e não é pouco, mas não desanime, tirando pouquíssimas variações nas interfaces que já conhecemos por aí, não é um sistema alienígena. Não chega a ser tão difícil quanto uma neurocirurgia como aleardearam por aí, mas o "excesso" de recursos intimida. Bem, particularmente eu prefiro que sobre do que falte!
  2. É uma mistura de comunicador instantâneo com e-mail? É! Mas não fica só nisto, dá para ver (privadamente, só você vê a sua versão!) o seu Gmail ou Twitter mesmo numa Wave pública. Tem como jogar Sudoku com outras pessoas e centenas de outras características que nunca veríamos tão cedo na Internet. Explicarei esta segunda questão mais abaixo.
  3. É para poucos? Sim, por enquanto é, como já foi o Gmail e o Orkut, mas a qualquer hora se massifica e espero que sem os problemas que os miguxos causaram no Orkut! Alguns mais radicais chamam a parte mais agressiva dos miguxos de gafanhotos digitais, infelizmente não posso negar!
  4. Vai acabar com o e-mail e os MSNs da vida? Não faço ideia e nem me interesso no assunto! A única tecnologia que lembro que matou a antecessora foi o DVD ter matado o VHS! Tirando isto, o andar a pé (mesmo que só dentro de casa), o cavalo, o carro, o trem e o avião coexistem pacificamente com a bicicleta. O rádio, o cinema, a fotografia, a diversão caseira (DVD?), o teatro, o bate-papo e a fofoca não se anulam mutuamente!
  5. Vou parar de elocubrar (Google nesta palavra, sem link!).
De qualquer forma o (2) grande diferencial do Google Wave é que mesmo nas comunicações mais simples, ele é uma mistura de e-mail com comunicador pessoal, Ou seja, se nós dois estivermos on-line, conversamos on-line, caso contrário vira e-mail e cada um responde quando puder ou quiser!




Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget