quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Sobre e-mail e segurança

O seu endereço de e-mail é uma informação particular, mantenha esta informação segura!

Imagine agora que você precise mandar o seu endereço de e-mail através de uma rede social ou outro lugar qualquer onde o seu texto pode ser lido por qualquer um, inclusive por aqueles robôs (software) que roubam esta informação.

Ok, recentemente descobri uma forma de burlar estes sistemas automáticos de furto, o serviço scrim que usa como logotipo uma simpática joaninha, daquelas que quem tem jardim sente ódio só de lembrar que existem.

É simples, você entra no site, digita o endereço do e-mail e ele gera um endereço encurtado como este http://scr.im/1xg0 que por sua vez o leva para uma página onde será necessário escolher a opção acertada para descobrir o endereço correto. O endereço é verdadeiro, o e-mail é falso, basta testar.

Ótimo! Só vai chegar chegar ao seu endereço quem realmente está interessado, o que exclui programas que não podem entender imagens!

Outra coisa interessante sobre segurança do seu endereço de e-mail são os nossos SPAMigos que repassam qualquer coisa sem ao menos refletir sobre a veracidade do que estão enviando e estão bem mais interessados em contribuir para o bem da humanidade (os chamei de aterrorizados neste artigo), e praticamente não temos o que fazer com eles, que revelam nossos endereços a todo mundo a cada nova ameaça ou nova descoberta. Bem que eles poderiam usar o BCC ou CCO!

Não havia! Conheço o Quatro Cantos há anos, mas, depois que comecei a responder à estas lendas urbanas citando e copiando o conteúdo do site, estes spams praticamente desapareceram.

Para mim o benefício é triplo, pois além de (1) deixar de parar de receber mensagens idiotas (as mensagens, não os remetentes) e combater o spam, (2) conscientizo as pessoas de que nem tudo o que aparece na Internet é verdade e (3) de certa forma faço meu spam e divulgo o meu site.

A última lenda urbana que recebi foi a que “ensina” como identificar uma possível vítima de AVC, que é popularmente chamado de derrame. O link que trata deste assunto no Quatro Cantos é este (tudo o que estiver sublinhado).

Espero ter contribuído para a evolução da humanidade!


Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget