domingo, 15 de agosto de 2010

Olhar no espelho pode doer

Ou mimimis [1] revoltados quando percebem que não estão com essa bola toda!

Eu, do mesmo jeito que quase todo mundo, conheci muita gente medíocre na vida, mas antes que alguém se sinta indignado, diga que eu só quero ser o tal ou coisa do gênero vamos a alguns fatos:

  1. Ninguém é sensacional em tudo o que faz, Leonardo da Vinci [2] não está mais entre nós há  uns bons séculos e aposto que ele era bem ruinzinho em muitas coisas que fazia fora da ciência e arte;
  2. No português mais coloquial as coisas tendem a ser bem oito ou oitenta, então, medíocre deixou de significar quem tem uma capacidade dentro ou abaixo da média do que é considerado normal e aceitável num grupo qualquer e passou a ser apenas os menos capacitados;
  3. talento é algo que não pode ser aprendido ou treinado, o que pode melhorar é o conhecimento, a experiência e a técnica na área que a pessoa atua, o que é bom e desejável mas não garante sucesso estrondoso;
  4. não ser o melhor do mundo em algo não significa ser incapaz ou infeliz, apenas que existe gente que faz bem melhor o que fazemos... e daí?;
  5. gosto não se discute, às vezes se lamenta, mas continua sendo gosto pessoal. Cada um tem o seu;
  6. por hoje acho que é só, já enrolei muito...

Aceitar as próprias limitações é um passo importante para superá-las. Enfiar a cabeça na areia como faz a avestruz (segundo reza uma lenda), se zangar e com isto tentar se enganar, é bem irracional e muitas vezes bastante inútil.

O que as pessoas fazem quando percebem que não são os rei ou rainhas da cocada preta? Eu particularmente fico bem sem jeito, desconverso como posso e “fico na minha”. Se “não colar” admito que falei ou fiz besteira e sigo em frente.

Bem, este sou eu, nem sempre fui assim, mas nisto eu melhorei. Todo mundo tem seus momentos mimimi, mas com o tempo a gente aprende que muitas vezes a emenda sai pior que o soneto, e tentar justificar o que é óbvio que está errado é bem ridículo e pouco eficiente. Bom, de qualquer forma, gente que não pensa assim continua sendo medíocre e vai continuar o sendo por muito tempo ainda,

Os dois exemplos abaixo ocorreram com conhecidos e me deixaram no “dilema” entre rir até gargalhar ou ficar com o cabelo em pé:

O primeiro aconteceu com um típico mauricinho (aquele que sempre está na moda), adorava Gabriel o Pensador [3] e admirava as letras de suas músicas até o dia em que ouviu Retrato De Um Playboy (juventude Perdida) [4] que descreve de uma forma bem crua e infelizmente bem próxima da realidade a vida de muitos jovens da atualidade. Parece que a carapuça serviu, então, de um dia para o outro este cantor morreu para ele!.

O outro acontecimento envolvia um casal que eu via de vez em quando e que não cansava de dizer que idolatrava o programa humorístico Sob Nova Direção [5] (outro link sobre a série [5.1]), até ouvirem a palavra peãozada num dos episódios. Entraram na síndrome do fã traído, perderam o interesse e disseram que na realidade nunca gostaram do programa na verdade.

É triste, mas, quem vive uma vida medíocre por inércia, faz isto com um ardor quase religioso e não aceita rótulos ou críticas.

Aprender com os erros alheios faz bem, apesar de não ser fácil!

Tem muita gente no mundo que me dá gastura. Conviver com eles é desgastante, mas geralmente obrigatório. Esse pessoal parece não perceber como isto prejudica a imagem deles. É a velha atitude de preferir estar com a razão do que ser feliz.

Bom, acho que o recado está dado, se estas histórias são fictícias ou não, já é outra história, mas deixa pra lá...

Observação: o site oficial de Gabriel o Pensador [3.2, por enquanto não está linkado, mas está na lista abaixo] parece ter sido invadido, então o Google desaconselha que o visitem [3.1], mas informa que:

Este site hospedou malware?
Não, este site não hospedou software suspeito nos últimos 90 dias.
Como isso aconteceu?
Em alguns casos, terceiros podem adicionar código suspeito a sites legítimos e, por isso, a mensagem de aviso pode ser exibida.

Espero que tudo já tenha sido normalizado.

[1] http://paginadoaguinaldo.blogspot.com/2010/08/gente-mimimi.html
[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci
[3] http://pt.wikipedia.org/wiki/Gabriel_o_Pensador
[3.1] http://www.google.com/safebrowsing/diagnostic?site=http://www.gabrielopensador.com.br/&hl=pt-BR
[3.2] http://www.gabrielopensador.com.br/
[4] http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/65056/
[5] http://pt.wikipedia.org/wiki/Sob_Nova_Dire%C3%A7%C3%A3o
[5.1] http://www.minhaserie.com.br/serie/82-sob-nova-direcao/

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget