sexta-feira, 2 de novembro de 2007

OpenSocial = Orkut 2.0

Faz algum tempo ouvi falar do SocialStream e recentemente do Maka-Maka, mas tudo isto virou OpenSocial de uma vez só.

O que muda para o usuário final é que de dentro do Orkut ou MySpace (e tantas outras redes sociais) é que ele simplesmente pode ver todos os seus amigos de várias redes ao mesmo tempo. Resumindo mais ainda, se você tem contas em várias redes sociais e atualmente tem que ficar logando em cada uma delas para ver o que está acontecendo, isto acabou! De dentro de uma rede só você pode participar de todas as que você conhece.

Isto já acontecia no Facebook, só que era de forma proprietária, ou seja, o site é dono do esquema e disponibiliza para quem quer, agora é livre com o Google, ou seja, adere quem quer.

Eu mesmo posso de dentro do Facebook ver meu contatos no Orkut. Apesar de ter só um amigo no Facebook e alguns no Orkut. De qualquer forma participo do Facebook pela facilidade de integração com outras redes, que são o last.fm, o iLike, criticker, Ma.gnolia, MySpace, YouTube (sim você pode ter amigos lá), Yahoo! Respostas e outras, cada uma com "uma função social diferente", mas todas bem interessantes.

Fica então a dica que deve demorar um pouco para ser implantada, mas que deve agregar um valor incalculável no nosso dia-a-dia on-line.

A idéia que fica é que o brasileiro acha que uma rede social especializada em música não dá espaço ao pagodeiro, aquele que gosta de sertanejo (qual o adjetivo, visto que não aceitam caipira), funk carioca, e outros gêneros considerados de má qualidade. Mas que bobeira, se é música é agraciada do mesmo jeito. Não são sites especializados em qualificar música mas em agregar ouvintes.

O brasileiro tem medo do preconceito na mesma medida em que sabe que acabou com a proposta inicial do Orkut. Cabe um pouco mais de netiqueta na universalização das redes sociais.

Observação: a lista de redes sociais é só uma amostra da quantidade e diversidade delas. Não estou afirmando que elas farão uso do OpenSocial para se integrarem, mas sim que existem centenas delas atualmente, apesar de no Brasil só ter feito sucesso o Orkut.

2 comentários:

Alexandre S. Custódio disse...

Se for utilizada como um modo de integrar informações, será interessante.
Se utilizarem só pra criar aplicações "fofuxas", pesadas e sem conteúdo, só piorará os sites de relacionamento social.

Unknown disse...

Infelizmente os Miguxos sempre farão parte das Redes Sociais, sempre terá alguém que nos tratará a todos como se fôssemos amigos de infância e tivéssemos apenas 7 anos de idade e estivéssemos extremamente carente de afeto e demonstrações melosas de amizade.
Receber uma mensagem cheia de ursinhos, gatinhos e outros bichinhos fofos de gente desconhecida não me deixa feliz, me faz perder um pouco da fé na humanidade.
O negócio é ignorá-los, e todas as redes sociais nos dão esta opção.
Abraços

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget