quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Wikia, futuro concorrente do Google?

O criador da Wikipédia, Jimmy Wales resolveu entrar no campo de batalhas por um buscador que ofereça melhores resultados que o Google, que atualmente é todo onipresente.

Fui conferir o Wikia e sinceramente, por enquanto acredito que o Google não tenha com o que se preocupar. Por exemplo, pesquisei "Copa do mundo 2014" na página inicial e cai num aviso de que uma página com aquele título não existia, me dando a opção de criá-la ou ver os links que levariam à esta página inexistente, e eles também não existiam. Entrei na Wikipédia e achei facilmente Copa do Mundo FIFA de 2014, então a integração com a Wikipédia ainda não existe, nem em inglês já que também pesquisei por 2014 FIFA World Cup.

Bem, para dar uma segunda chance ao Wikia, digitei futebol e fui redirecionado para a página Football apesar de o link estar como futebol mesmo lá achei a wikia (os wikis internos da própria Wikia) futebol no mundo, que por sinal ainda não começaram a editar.

De forma alguma estou condenando a Wikia, como qualquer site colaborativo sempre tem poucas informações no começo. Então para que não fique a impressão de ineficiência muito grande fiz outras pesquisas, procurei por Simpsons e apesar de seguir um link em inglês caí facilmente na versão em português. Lá realmente tem bastante informação sobre a série apesar de ser diferente da versão na Wikipédia. A integração fica por conta da aba de pesquisa na Wikia ficar ao lado da aba da Wikipédia.

Bom, a impressão que fica é que é um agregador de conteúdo como a própria Wikipédia e não um site de buscas propriamente dito. Ou então seria um novo tipo de buscador que traz junto uma rede social e um wiki, onde segundo o slogan você pode descobrir e compartilhar algo sobre suas paixões, entrar em comunidade e criar uma nova wikia sobre o que quiser.

No final das contas acaba parecendo uma reinvenção dos fanzines, o que acho positivo. Mas pelo visto não deve se tornar concorrente do Google.

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu não testei o serviço. Não sei como funciona. Mas, se você diz que não presta, como ele poderá ser concorrente do Google? :s

Unknown disse...

Eu disse na postagem "De forma alguma estou condenando a Wikia", e não estou mesmo. Coloquei o título do jeito que está simplesmente porque tanto o criador como a maioria das pessoas acreditam nisto. Mas pelo que vi lá ele vai se tornar uma nova espécie de rede social. Se eu procurar pelo pontoblog posso até achar tua página, mas é mais fácil achar uma wikia dos teus fãs ou mesmo tua, ou seja, uma comunidade de admiradores do teu trabalho. Ele não é de forma alguma um buscador tradicional e por isto mesmo não acredito que seja concorrente do Google, pode ser uma alternativa para casos específicos.

Anônimo disse...

Testei e não gostei: uma pesquisa básica é procurar pelo próprio nome e nesse Wikia a busca não funcionou.
Por enquanto continuo fã do Google.
Pra apimentar o debate, fica a minha impressão positiva sobre a pesquisa "tipo Google" que o GMail tem. Imagine achar um e-mail no Giga Terra de 5 MB sem uma ferramenta de buscas rápida; com o Outlook, a busca leva 5 minutos com 30 MB, imagina com 300 ou com 3 giga!

Unknown disse...

Marcelo,
Acabei colocando um ponto de interrogação no final do título (primeira alteração de título) porque o Wikia foi anunciado como substituto do Google e pelo que se vê isto não é verdade.
Enquanto o Google procura palavras numa lista que que ele já compilou, o Wikia procura conteúdo que os próprios usuários vão criando.
Toda vez que você manda o Outlook pesquisar ele realmente pesquisa palavra por palavra, já o Google tem tudo indexado e a localização pronta.
O Google trabalha com letras igual ao alfabeto latino, o Wikia trabalha com conceitos como os ideogramas chineses.

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget