quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Quando o espaço no Gmail vai acabar?

Tenho conta no Gmail, e a movimentação nela é muito grande, já que recebo vários vídeos e pps diariamente. Sendo assim, a percentagem de uso do espaço que está disponível cresce mais rápido do que este mesmo espaço que também tem crescido nesta conta.

Quando ainda estava com a minha primeira conta que por sinal só consegui por convite, queria saber em quando tempo ela ficaria inútil. Fiz uma pesquisa sem grandes esperanças de obter um resultado útil. Mas, esta foi uma daquelas pesquisas cujo resultado foi extremamente compensador.

Encontrei num blog, uma calculadora exatamente com esta função. Foi no Google Operating System, um blog não oficial de novidades do Google e outras empresas que fazem busca na Internet.

Realmente a conta que usava chegou ao seu fim, quando estava com 98% de espaço gasto abri outra e redirecionei os e-mails da conta antiga para esta nova. A nova, segundo nova previsão vai expirar em 26 de fevereiro de 2008, depois do fim do horário de verão que ainda não começou. Posso usar o mesmo truque de novo. Não lembro se conferi se a previsão foi certa para a conta antiga, nem sei se anotei em algum lugar.

Uso o Google Desktop Search e indexei os e-mails da falecida conta antes de mandar ele cuidar da nova, sendo assim, posso achar o conteúdo de e-mails recebidos durante um período de tempo bem extenso. Outra vantagem é que não precisei avisar ninguém de que mudei de endereço de correio eletrônico, ainda tendo a vantagem de poder responder como se estivesse usando a conta antiga, quando você faz o redirecionamento, pode escolher qual endereço usar para responder ou criar uma nova mensagem.

Sei a porcentagem de uso graças ao Better Gmail, extensão (ou complemento, ou add-on) do Firefox que acrescenta várias funcionalidades ou acessórios que não vêm de fábrica.

O Gmail é excelente, mas para tirar qualquer dúvida de que estou sendo pago para escrever tão bem sobre ele, tenho algumas reclamações sobre funcionalidades que ele não tem:
  1. Queria poder visualizar o conteúdo das contas antigas e usar o pouco espaço que ainda resta nelas para aumentar a vida útil da conta, isto seria vantajoso pro próprio Google.
  2. Queria poder ver apenas as mensagens não lidas. Dá pra ver isto digitando "is:unread" (sem as aspas) no campo de pesquisa, mas só aparecem 20 mensagens por vez, o que não é útil para quem tem mais de cem mensagens não lidas.
  3. Queria poder ver apenas as mensagens que não tem marcadores. Aprendi a botar marcadores em todas as mensagens que recebo, com a vantagem de poder usar mais de um por vez, assim a pesquisa fica bem mais fácil, mas uma ou outra acaba escapando.
  4. Apesar de o Gmail verificar a existência de vírus nas mensagens, ele não aceita o envio de executáveis do Windows, o que acho um contra-senso já que ele mesmo pode detectar se a mensagem é perigosa ou não.
  5. Existir a possibilidade de poder ser usada mais de uma assinatura na conta. Isto poderia ajudar a diferenciar o uso da conta, afinal muitos assinam listas de discussão e a assinatura ficaria poderia se adaptar a cada necessidade possível. [Alteração a pedido de Félix]

6 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo seu artigo!

Tem mais uma coisa que o Gmail poderia ser melhorado, por exemplo:

Tenho minha conta principal "conta1@gmail.com" e ela recebe emails de outras contas "conta2@gmail.com" e "conta3@gmail.com". Quando recebo um email da "conta2@..." na minha conta principal, e clico no "responder" o Gmail define o remetente como sendo a minha conta principal "conta1@...", quando o correto era ser a "conta2@...". =D
Também seria ótimo se o Gmail tivesse múltiplas assinaturas ou uma para cada conta (mesmo que no caso de contas redireciona das, como no exemplo acima), assim quando fosse responder um email da "conta2@.." estando na conta principal a assinatura seria da "conta2@..." e etc!

[]s

Unknown disse...

Oi Félix,
Obrigado pela contribuição.
Ia mudar o artigo para adaptar a esta nova informação.
Mas, acabei de fazer um teste.
Mandei um e-mail do meu cliente de e-mail do desktop para a minha conta2@, quando fui responder na conta@1, onde chegou, o remetente já estava como conta2@.
Ao lado do endereço de e-mail existe a opção de alterar (sublinhado e em azul), ali eu posso trocar o remetente por qualquer um dos cadastrados.
Sobre a assinatura, acho que isto ainda não existe. Vou incluir nas sugestões como mais um item.
Obrigado mais uma vez pela participação.

Roneyb disse...

O meu vai acabar em 20 de novembro de 2025. Legal esta calculadora ;-)

Na verdade não vai estourar nunca pq eu só uso email para contato pessoal.

Acho um desperdício guardar vídeo, pps ou qq coisa de interesse comum em uma caixa postal fechada. Mando tudo para os Youtubes, Multiplys e Slideshares da vida.

As fotos eu também guardo em KodakGallerys da vida que são ilimitados e me permitem compartilhar esta ou aquela foto com os amigos.

Ah! Documentos, apresentações e planilhas mais restritos vão para o Google Docs. No final das contas o meu email tá sempre beirando um Giga.

Outro Ah! Listas... Desassinei tudo e assinei os RSS pelo Bloglines, tô achando mais prático.

Eu sinto falta no Gmail de uma classificação de mensagem por tag, ou seja, ao receber um email eu poderia colocar algo do tipo:

"trabalho, vídeo, curta, animação, Inglês, legenda"

Seria como ter infinitas tags, algo parecido com a tag cloud dos Delicius da vida.

Unknown disse...

Caro senhor Roney,
Teu comentário simplesmente caiu do céu.
Eu uso TODOS os serviços que você postou, mas nunca me passou pela cabeça publicar e depois apagar o que publiquei.
Claro que sempre tem aqueles pps muito melosos e os wmv meio barra pesadas para sair mostrando por aí. Nem todos os meus amigos têm um modo de viver bem zen e equilibrado, mas mesmo assim são amigos, apesar de eu de vez em quando reclamar dos exageros.
Vou começar a implantar estes teus métodos, isto deve me garantir esta segunda conta do e-mail por toda a eternidade.
Abraços

Unknown disse...

Só completando, caro Roney, o Gmail tem tags que lá são chamados de marcadores ou labels. Não existe a nuvem, mas ao receber um e-mail sem tag, basta clicar em criar filtro para adicionar estas tags a partir de critérios como remetente ou conteúdo do assunto. No caso de listas eu uso o [xxx] e de domínios o @dominio.com.pais.
Retificando, nunca usei o KodakGallerys!
Dos outros, pretendo deixar uma impressão pessoal qualquer dia destes. Muitos destes serviços uso há anos e só comecei a usar bem recentemente e sei que posso melhorar meu uso.

Unknown disse...

Mais uma coisa:
As listas prefiro que fiquem no Gmail, afinal ele as organiza por postagem e esconde o texto repetido delas, uma coisa que o RSS ainda não faz.

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget