terça-feira, 2 de outubro de 2007

StumbleUpon

Um serviço muito bom e uma rede social excelente para encontrar coisas legais na Internet.

Apesar do meu inglês capenga, descobri este site que quer dizer "achei por acaso". É uma rede social onde podemos indicar sites interessantes, por sinal existe como integrar nas buscas do Google a indicação de sites que já foram marcados por outros usuários do StumbleUpon. Além disto tem como ter uma barra de ferramentas para marcar o que realmente é um achado nas nossas andanças pela rede.

Este é um site que pertence à mesma categoria do del.icio.us (que está mudando de nome para Delicious para descomplicar), os tais favoritos ou bookmarks on line.

O engraçado é que quando alguém formata o computador por qualquer motivo que seja, a coisa da qual mais reclama é a perda dos favoritos. Apesar disto, a adesão brasileira é mínima, mesmo havendo numerosas tags em português, mesmo que muitas lamentavelmente estejam escritas de forma errada, a população brasileira no del.icio.us é mínima. No StumbleUpon então é praticamente nula.

Voltando ao StumbleUpon, já tive surpresas extremamente agradáveis de descoberta de sites de uma qualidade gráfica impressionante e mesmo de conteúdo inusitado.

Como o site é aberto, com a popularização, a tendência é que as indicações se tornem cada vez mais medíocres. Mas, quem souber escolher os amigos não tentando bater records lá dentro, tem a possibilidade de continuar tendo indicações condizentes com o nível atual do site.

Existem vários outros sites de favoritos on line, outra hora falo deles.

Até onde sei, meu público (ô pretensão) está fora da blogosfera. Este tipo de site é para a grande maioria então desconhecido. Apesar de na blogosfera já ser corrente o verbo favoritar, conjugado de todas as formas possíveis.

2 comentários:

Roneyb disse...

Eu uso o Delicious para guardar sites interessantes, as homes, saca? O StumbleUpon eu uso para guardar páginas.

Por exemplo, tenho o Agência Carta no Delicious uma única vez, mas posso ter vários artigos que achei lá marcados no StumbleUpon.

Acho que o internauta brasileiro é muito leigo em internet e tem muita dificuldade em usar outras coisas além do MSN e do Orkut... Ambos sem muito o que fazer e bem simples de usar.

Além disso tenho a impressão de que a grande maioria prefere usar a Rede para se alienar.

No entanto deve ter uns milhares de brasileiros nos Flickr, Delicious, Magnolias e StumbleUpons da vida.

Unknown disse...

Tenho um uso diferente para o StumbleUpon e o del.icio.us (que vai mudar o nome em breve para delicious, e acabar com a confusão).
Não uso mais favoritos ou bookmarks no meu computador, fica tudo on line. O Delicious permite que eu deixe alguns links particulares, ai não preciso me preocupar.
Já o StumbleUpon só aciono em casos extraordinários. Quero manter a proposta do site de tudo que estiver lá ser um achado. Posso marcar várias páginas de um mesmo site com o del.icio.us, tento usar um número de tags suficientes para que alguma me faça lembrar do conteúdo, e sempre que volto a esta página adiciono de novo ao delicious, assim vejo novas tags que posso usar ou não.
Redescobri a calculadora do Gmail assim, tentei calc e já caiu lá, nem precisei terminar de digitar. E depois ainda acrescentei algumas tags sugeridas.
Não aceito tag escrita em português errado tipo musica ao invés de música, de resto uso de uma forma bem informal.

Google Analytics

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

wibiya widget